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alimentos que soltam o intestino

Conheça 5 alimentos que soltam o intestino

Para quem sofre com prisão de ventre, conhecer quais os alimentos que soltam o intestino é importantíssimo para inseri-los na dieta. Alguns alimentos possuem efeito laxante e ajudam a soltar o intestino, como por exemplo o mamão, abóbora e a ameixa que são ricos em água e fibra e por isso auxiliam a combater o problema.

Se você não faz o “número 2” com frequência, isto é menos de três vezes por semana, talvez sofra de constipação intestinal. Então, o ideal é que você consuma os alimentos que soltam o intestino diariamente, pois ele podem ajudar a melhorar seu trânsito intestinal e ainda aumentam o volume de fezes.

De acordo com um estudo da Federação Brasileira de Gastroenterologia, duas a cada três mulheres sofrem com o intestino preso. Claro que não existem milagres para resolver o problema por completo da noite para o dia, mas consumir os melhores alimentos que soltam o intestino podem aliviar essa sensação. Quer saber quais são eles para incluí-los em sua dieta? Então, acompanhe o artigo!

Melhores alimentos para intestino preso

Uma das principais medidas que dão mais resultado para liberar o trânsito intestinal é o consumo de fibras e o aumento da ingestão de água. Para te ajudar a resolver o problema fizemos uma listinha dos melhores alimentos para o intestino preso. Então, da próxima vez que você estiver com problemas para ir ao banheiro é só consumir algum destes alimentos que soltam o intestino.

1. Aveia e grãos integrais

aveia solta o intestino

Por possuírem fibras solúveis e insolúveis (uma excelente combinação para que tem constipação), a aveia e outros grãos integrais devem ser consumido todos os dias.

2. Ameixa

ameixa solta o intestino

Não é que a velha dica da vovó de consumir ameixa para soltar o intestino era mesmo verdade. As ameixas são uma excelente fonte natural de sorbitol, um estimulante digestivo que ajuda a mover a água para o intestino grosso. Além disso, a fruta ainda é rica em fibras.

3. Sementes de chia ou de linhaça

As sementes de chia e linhaça são a maneira mais simples de você consumir a quantidade de fibras necessárias à sua dieta. Veja como é simples, você pode polvilhar uma colherada sem seu iogurte, salada de frutas ou no incluí-las na salada.

4. Feijão

Uma das estrela da dupla mais presente no prato dos brasileiros é rico em proteínas, nutrientes e fibras. Só para você ter uma ideia, uma xícara de feijão preto tem 15g de fibras e proteínas. O feijão ainda possui fibras solúveis e insolúveis que facilitam a passagem das fezes pelo trato digestivo.

5. Mamão

O clássico entre os alimentos que soltam o intestino, o mamão é rico em água e fibras, e sem dúvida é bastante conhecido por ajudar no funcionamento intestinal. O mamão papaia tem muita fibra, consumi-lo ajudará a ir ao banheiro com mais frequência.

Dicas para combater o intestino preso

Além de aumentar o consumo diário dos alimentos que soltam o intestino que citamos no tópico anterior, algumas dicas simples podem fazer com que você evite a prisão de ventre, acompanhe.

  • alimentação balanceada: é um dos fatores determinantes para o bom funcionamento do intestino.
  • mantenha-se hidratado: tomar água facilita o trabalho do seu trato intestinal.

Alguns alimentos, como os processados, ricos em açúcar, gordura e álcool devem ser evitados pois podem contribuir para a constipação intestinal.

Se você já sofre há algum tempo com problemas de intestino, entre contato com a Clínica Zupo e agende já uma consulta.

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