Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 18:00.

Endometriose intestinal / profunda

 

Endometriose é a presença de mucosa endometrial implantada em localizações além da cavidade uterina. É uma enfermidade ginecológica comum, de origem incerta, benigna e, em alguns casos, causa dor intensa e impacto na qualidade de vida. Quando invade o intestino, é considerada endometriose intestinal.

A paciente com endometriose intestinal pode apresentar alterações do hábito intestinal associadas ao ciclo menstrual, dor abdominal relacionada à evacuação, dor anal ou perineal, sangramento nas fezes durante o período menstrual, infertilidade, entre outros sintomas.

Para investigação diagnóstica, podem ser solicitados exames como ultrassonografia abdominal ou transvaginal, ressonância magnética da pelve ou colonoscopia. Alguns casos são descobertos durante videolaparoscopia ou cirurgia abdominal.

O tratamento é inicialmente manejado pelo ginecologista, com medicamentos como bloqueio hormonal e analgésicos. Em alguns casos, é necessária cirurgia para retirada dos implantes de endometriose, em conjunto com o ginecologista.

 

Precisa de mais informações?

Entre já em contato com a nossa equipe!

Open chat