Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 18:00.

Você sente dor nas costas? Conheça 5 principais causas

Lombalgia é o nome que se dá para a dor nas costas na região lombar. Aliás, você sabia que ela está entre os problemas mais comuns de saúde do mundo inteiro? E mais, segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 80% da população mundial vai sentir algum dia dores nas costas.

Sem dúvidas ela é uma das queixas mais comuns nas clínicas e consultórios médicos. E está enganado quem pensa que a dor nas costas se limita apenas às pessoas mais velhas. Pois, cada vez mais jovens, adolescentes e crianças são afetadas por este tipo de dor.

Nesse artigo, vamos te explicar melhor sobre as principais causas da dor nas costas. Então, vamos lá? Siga conosco até final!

5 causas de dor nas costas

#1 Problemas de saúde

Dor nas costas pode indicar outras doenças mais graves, como por exemplo fraturas, discos na coluna, pinçamento dos nervos ou lesões. Além disso, alguns quadros como apendicite, cálculos na vesícula ou câncer pode estar associados ao problema na região dorsal do corpo.

Diante disso, caso você sinta incômodos fortes acompanhados de outros sintomas, procure um médico imediatamente.

#2 Colchão

Quando o colchão está muito velho ou é feito com materiais de qualidade ruim pode ser um dos principais causador da dor nas costas. Por isso, é importante que você durma em um bom colchão que garanta a sustentação de seu corpo e que te mantenha em uma posição confortável durante toda noite.

#3 Má postura

Como você está sentado neste momento? Respeitar a anatomia do seu corpo ao sentar, apoiar corretamente as costas na cadeira, tomar cuidado ao carregar peso ou abaixar para pegar objetos e dormir em um travesseiro que suporte e alinhe a cabeça ao corpo são fundamentais para evitar as dores nas costas.

#4 Obesidade

Sabia que aqueles quilinhos a mais podem estar por trás das dores nas costas? Além de causarem sobrecarga em seu corpo e ainda podem causar doenças que atingem os ossos, articulações e músculos.

#5 Excesso de exercícios

Da mesma maneira que o sedentarismo é prejudicial à saúde, fazer exercícios demais também é. Evite realizar muitas horas de atividades físicas por dia, principalmente se ela for de alto impacto pois, além de causar dor nas costas pode provocar fraturas e lesões.

A melhor maneira de você evitar complicações é consultando um especialista que vai te ajudar a adequar o tempo e os tipos de movimentos com o seu organismo.

Quando devo procurar um médico para tratar a dor nas costas?

É importante que você entenda que sentir qualquer tipo de desconforto não é normal e que a maioria das dores na coluna são de curta duração e de causa mecânica. Então, independente da origem da dor nas costas ou a sua duração se está te incomodando você deve procurar auxílio médico.

E se você já estiver sofrendo de dores nas costas há mais de 3 meses, a causa da dor deve ser investigada o mais rápido possível e só a consulta com um médico te garante um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Leave a Comment

(1 Comment)

  • Carlos Jr.

    local maravilhoso, bem como incrível blog. Eu realmente pretendo obrigado,
    por nos dar muito melhor informação.

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Open chat