Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 18:00.

qual a postura correta para trabalhar sentado

Você sabe a postura correta para trabalhar sentado? 5 dicas para dar adeus à dor

Como você está sentado nesse momento? É bem provável seja da maneira inadequada sem encostar as costas na cadeira ou com as pernas cruzadas ou ainda sem apoiar os pés no chão, não é mesmo? Claro que manter a postura correta o tempo todo é bem difícil, mas isso não quer dizer que você não deva tentar.

Até se acostumar seu corpo irá reagir com um leve desconforto, mas ao decorrer do tempo você verá a diferença de que uma postura correta para trabalhar sentado faz na sua saúde, qualidade de vida e até produtividade durante o período de trabalho.

Quer saber qual a postura correta para trabalhar sentado? Então, acompanhe o artigo até o final e dê adeus às dores musculares.

4 dicas para manter a postura correta para trabalhar sentado

#1 Conheça a anatomia do seu corpo

Antes de mais nada é preciso que você considere a fisiologia de sua coluna, ou seja, a sua posição natural. Sua espinha precisa estar alinhada respeitando as curvaturas da lombar, cervical e torácica.

Ao se sentar suas costas devem estar eretas, ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira. Manter essa postura pode até parecer difícil, mas um pouco de prática e persistência fará com que sua musculatura de sustentação se acostume.

#2 Levante-se de vez em quando

Não é nada saudável para sua coluna que você fique durante muitas horas na mesma posição. Aliás, não só para suas costas, ficar sentado na mesma posição pode fazer mal para o corpo todo, sabia? Por isso, é importante que de tempos em tempos você se levante da cadeira, fazendo um alongamento, tome um copo de água ou apenas estique as costas e tente distrair a mente.

#3 Use almofadas

Existem cadeiras extremamente duras e passar o dia todo em uma pode prejudicar os músculos de seus glúteos. Então, se você trabalha sentado em uma dessas cadeiras coloque uma almofada para ter maior conforto.

#4 Tente manter as costas retas e não cruze as pernas

Uma das dicas principais para evitar dores na coluna é manter as costas eretas durante o trabalho. O ideal é que você tenha uma boa cadeira que vai te ajudar a manter a postura correta para trabalhar sentado e tente manter o pescoço alinhado com as costas. 

Consequências da má postura

A postura inadequada durante o trabalho é responsável pelo surgimento das doenças ocupacionais como lesões por esforços repetitivos, conhecidas como LER ou doença osteomuscular relacionada ao trabalho, DORT. Além disso, a má postura ainda pode causar lesões na lombar, provocar corcunda e tendinite.

Uma das consequências da má postura é o cansaço e o esgotamento, afinal quando você se senta errado acaba forçando demais alguns músculos. E o resultado: dores nas costas começam a surgir e prejudicar sua produtividade.

E mais, quando não se tem uma postura correta para trabalhar sentado se limita a amplitude de movimentos que acaba diminuindo a capacidade pulmonar que interfere negativamente em seu sistema nervoso e ainda prejudica o funcionamento regular do intestino.

Como você viu pequenas atitudes ajudam a ter uma postura correta para trabalhar sentado. Então, que tal começar agora?

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat